02/01/08

O Renascimento no futebol


O Renascimento no futebol



Cá fica um artigo interessante, para quem quiser saber mais sobre o pensar/agir/trabalhar do futebol moderno!!
Gostaria de saber a vossa opinião sobre este tema: Periodização Táctica segundo o Professor Vítor Frade. Depois de uma leitura do artigo que se encontra ao vosso dispor no link abaixo.

Boa leitura.

Se bem.



4 comentários:

Corduroy disse...

Eu deixo esses comentários para os respectivos misters da Ceita!!!

Pedro Sarda disse...

O melhor método é aquele que trás vitórias...e esse ainda não o encontrei...:/

K@Z disse...

Não estou ao corrente do tema... Confesso!
Mas se fores mais específico, prometo indagar de modo a escalpelizar o assunto e aí, então fundamentar a minha opinião!
Ou li mal, ou no artigo não tinha grande coisa em relação ao método/técnica/modelo em si!

Abraço e bons jogos

Fash disse...

Na minha opiniao, isto é td uma treta, ou melhor uma merda, e a maioria dos treinadores n paxam duns ladroezinhos k mais n fazem k copiar uma serie d exercicios (independentemente do escalão k treinam, que por vezes nd têm a ver c akilo k kerem k a ekipa faça em jogo.) Depois deste desabafo, vou comentar de forma breve este artigo, pk o k eu gosto msm é das noxas conversas em dias d jantar, kd ja tamos a ficar como postes...Pois bem maxado, o sr mourinho ou o prof vitor frade, desenvolveram um metodo de trabalho (periodização tactica) k veio contra akilo k era um dogma para os treinadores a k nós xamamos de "periodização convencional".
N sou nenhum velho do restelo, e identifico-me com a dita "periodização tactica", planeio e estruturo o meu trabalho tendo em conta akeles 4momentos do jogo k tu sabes, trabalho as capacidades motoras sempre k possivel, inseridas em exercicios em k o objectivo principal é kk comportamento k kero k os meus jogadores tenham numa das 4 fases do jogo. Mas pergunto eu, é a msma coisa trabalhar em seniores e em escolas, infantis ou iniciados...?
será k a dita periodização tactica é adequada aos objectivos k keremos k sejam atingidos por miudos d 10 anos? eles percebem msm o k estao a trabalhar ou fazem axim pk estao a ser educados como makinas? a minha opiniao é k nestes escaloes pcos comportamentos tacticos devem ser trabalhados, e sim muita tecnica individual. Resumindo, na formação, a periodização tactica n s adekua aos escaloes mais baixos, vamos deixar k os miudos tenham a sua evolução natural sem kerermos keimar etapas k serao extremamente necexarias p a sua evolução. Bem, o resto falamos pexoalmente...abrç